quarta-feira, 6 de abril de 2016

9º ano - A rosa de Hiroshima - 04/04/2016

01) Leia o poema a seguir e responda às questões apresentadas.


A Rosa de Hiroshima

Vinícius de Moraes

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas

Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida

A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

ATIVIDADE

a) Explique a metáfora expressa em “A rosa de Hiroshima”.

b) A que contexto histórico o poema se refere?

c) Quais trechos da canção abordam as consequências da radioatividade?

d) Explique as expressões destacadas: “Sem cor, sem perfume / Sem rosa, sem nada”.


e) Qual será o sentido do verso "A rosa radioativa / Estúpida e inválida"?

f) Tendo em vista a construção poética engajada, discorra acerca do papel da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário