Exemplo de ANEDOTA:
Na sala de aula a professora fala para o Juquinha:
- Se eu digo "eu era bonita" é passado. E se eu digo "eu sou bonita", é o quê, Juquinha?
- É mentira, professora!
A menina foi passear de barco no lago com o pai. Depois de umas 2 horas, ela chega em casa com o rosto inchado e chorando. A mãe pergunta:
- O que foi isso minha filha?
- Foi uma abelha, mãe.
- E ela picou você?
- Não. Não deu tempo, o papai matou ela com o remo.
ATIVIDADES
01) Leia a anedota abaixo e responda:
O barbeiro:
- Como é que o senhor quer as costeletas?
O freguês, dono de restaurante:
- Bem passadas, com molho e pimenta.
1.1) Explique que elementos da situação de produção do discurso, ou seja, do contexto, não foram levados em conta pelo cliente da barbearia.
02) Leia a charge abaixo:
2.1) O freguês reclama ao garçom, dizendo que há uma mosca em seu prato. Mas sua verdadeira intenção não é informar esse fato. Qual é, então, a intencionalidade de sua fala?
2.2) Não percebendo essa intencionalidade, o garçom não pôde compreender plenamente o sentido da frase do cliente. Pela resposta que dá ao freguês, ele achou que este estivesse preocupado com outro problema. Qual seria essa preocupação?
2.3) A piada é engraçada porque quebra, seguidamente, a expectativa criada pelo contexto. Que fatos mostram essa quebra de expectativa?
03) Considerando a tirinha a seguir, responda:
3.1) No início, como o personagem Calvin tenta explicar o aguaceiro no banheiro?
3.2) Releia as desculpas apresentadas pelo menino do segundo ao último quadrinho. Qual movimento percebemos nessas desculpas? O que você acha que realmente aconteceu no banheiro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário